top of page
  • Mariza Haddas

NOVO ENSINO MÉDIO


Mudanças fomentam a realização de sonhos. Saiba como escolas se organizam para 2022.


A partir de 2022 os estudantes serão impactados pelas mudanças do Novo Ensino Médio. Além de transmitir e desenvolver conhecimentos, a proposta oferece disciplinas optativas e voltadas para escolha do aluno.


O modelo do novo ensino médio só será obrigatório em 2022, mas as escolas já estão a todo o vapor na adaptação dos alunos às mudanças, principalmente na escolha dos itinerários formativos. As principais mudanças do Novo Ensino Médio são o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.


Além das mudanças da carga horária, a proposta do Novo Ensino Médio coloca o estudante como o protagonista da sua vida escolar e visa promover e incentivar os projetos de vida. É um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá o certificado do Ensino Médio regular e também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.

Os alunos matriculados na 1º série do Ensino Médio serão os primeiros a passar pela adaptação no próximo ano e até 2024 estará em todas as turmas do país. A mudança vai aumentar a carga horária total ao longo dos três anos que vai passar de 2400 horas para 3 mil horas. Das 3 mil horas, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1200 horas para os itinerários formativos.


Itinerários formativos

De acordo com a definição do MEC (Ministério da Educação), itinerários informativos são o conjunto de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

Os itinerários formativos serão optativos e devem ser escolhidos de acordo com as aptidões do estudante. Por meio dos itinerários formativos, os alunos poderão se aprofundar no aprendizado de uma área do conhecimento proporcionando uma formação técnica e profissional.


Quais são as novas matérias do ensino médio?


O novo currículo do Ensino Médio é organizado por áreas de conhecimento e não por matérias e será composto por partes que se complementam: a Formação Geral Básica, que abrange as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Itinerários Formativos, que é onde a maior mudança acontece.

Na nova estrutura as disciplinas dão lugar a quatro áreas de conhecimento mais uma de Formação Técnica Profissional (FTP). São elas: - Matemática e suas Tecnologias, - Linguagens e suas Tecnologias, - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Formação Técnica e Profissional (FTP).


Benefícios do novo ensino médio

A implementação do novo ensino médio traz benefícios para alunos e professores. Será possível disponibilizar mais tempo para os estudantes aprofundarem em conhecimentos específicos que vão agregar conteúdos importantes para o futuro profissional que cada um escolher.
O Novo Ensino Médio contribui com o desenvolvimento do projeto de vida e carreira dos alunos, já que as escolas deverão priorizar atividades que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o desenvolvimento de ideias, o entendimento de novas tecnologias, o pensamento crítico, a compreensão e o respeito.

Diálogo e Percepção


Outro fator de extrema importância é aumentar ainda mais o diálogo entre a escola, as famílias e os jovens. É essencial o diálogo entre pais e filhos procurando ouvir e perceber seus desejos, seus sonhos, angústias e limitações. É muito importante apoiá-los e motivá-los a utilizar os estudos e as oportunidades para construírem seus projetos de vida e realizarem seus sonhos.

תגובות


bottom of page