top of page
  • Mariza Haddas

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO


O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.


Esta data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1992, com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta e promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos.


A data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. É uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água num esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. É uma data para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.


A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.


TEMA 2023

“Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”


Este é o tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água 2023 usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia a fábula na íntegra ao final do texto).

É uma história sobre como lidar com crises e falando sobre a data a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”


A ONU iniciou a campanha de promoção sobre a data convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.

A Organização almeja que as pessoas do mundo todo cadastrem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.


Dia Mundial da Água 2023: ONU propõe que as pessoas sejam beija-flores na gestão da crise da água, com pequenos gestos podemos fazer uma grande diferença.

- Feche a torneira ao escovar os dentes.

- Tome banhos econômicos.

- Ensaboe a louça toda antes de enxaguar. ...

- Sempre use a máquina de lavar roupas e louça com a capacidade máxima. ...

- Não lave as calçadas da rua. ...

- Priorize lavagens econômicas para o seu carro.



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. DADOS IMPORTANTES SOBRE A ÁGUA NO MUNDO


* Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água mas em meio a tanta água, somente 3% é doce e adequada para o consumo.

* Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano;

* Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como bebê-la, tomar banho e cozinhar;

* A quantidade de água necessária para que nosso corpo funcione adequadamente varia de uma pessoa para outra, sendo influenciada, por exemplo, pelas atividades físicas realizadas por uma pessoa e pelo clima. Entretanto, recomenda-se que, no mínimo, sejam ingeridos dois litros de água diariamente;

* 4,5 bilhões de pessoas, de acordo com a ONU, não dispõem de saneamento seguro no mundo;

* Cerca de 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa, de acordo com a ONU;

* De acordo com a ONU, crianças com idade inferior a cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento do que devido a conflitos;

* Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

* Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2050 faltará água para cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo. Esse número representa metade da população estimada para o período.


A água possui um ciclo natural que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia por exemplo, pode torná-la escassa.

Apesar de dizer que a água é um bem finito, especialistas alertam que isso não significa o fim da água, mas que o uso irresponsável e exagerado para fins além do ciclo natural dela, pode torná-la um bem indisponível e caro, já que os custos para o tratamento de reutilização são altíssimos, por isso é fundamental o papel humano na garantia de que a água complete o ciclo corretamente.

Segundo a ANA, Agência Nacional de Águas, o Brasil possui 13% da água doce de todo o planeta. Apesar disso, 81% está concentrada nas bacias hidrográficas da Amazônia, onde está somente 5% da população brasileira.


A FÁBULA DO BEIJA FLOR

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.


O ALERTA ESTÁ AÍ...FAÇA SUA PARTE!!





Comentários


bottom of page