top of page
  • Mariza Haddas

FINAL DA SUPERLIGA MASCULINA DE VÔLEI 2018/19 SERÁ DISPUTADA NA ARENA SUZANO



Depois de 20 anos, Suzano, que um dia já foi considerada a "Capital do Vôlei", voltará a ser palco da decisão da Superliga Masculina 2018/19.

Na década de 90 foram muitas conquistas alcançadas pelo Report Suzano, time com muitas estrelas do voleibol que sempre eram convocadas para representar o Brasil em mundiais e Olimpíadas. O time era considerado patrimônio da cidade e era relevante para o cenário do vôlei nacional.

Na época o Report Suzano conquistou três campeonatos nacionais e oito estaduais sob o comando de Ricardo Navajas, que hoje é supervisor do Taubaté.

Diante da receptividade da torcida e em razão da capacidade de comportar um público de até 4500 pessoas, a Arena Suzano foi escolhida para sediar a final da disputa. A nova arena poderá receber até três jogos da final da temporada 2018/2019.

Os finalistas que disputam o título são SESI-SP e EMS Taubaté Funvic. O primeiro jogo da série melhor de cinco foi disputado na Vila Leopoldina em São Paulo e o Sesi venceu. O segundo foi disputado no Ginásio do Abaeté, na cidade de Taubaté no Vale do Paraíba e o Taubaté levou a melhor.

O regulamento exige um ginásio com capacidade maior para os jogos decisivos das finais, ficou acordado que os jogos três, quatro e cinco serão realizados na Arena Suzano.

“Vai ser um espetáculo. Com certeza o ginásio estará lotado porque Suzano é uma cidade que ama voleibol, Suzano já foi a ‘Capital do Vôlei’. Espero que a torcida esteja do nosso lado, que nos dê apoio e nos incentive” declarou Murilo, líbero do Sesi- SP.

Apesar de serem em local neutro as partidas respeitarão o mando de quadra. Para o jogo de hoje o mando é do Sesi, que terá a maioria da torcida e o mesmo acontecerá se houver o quinto jogo. No quarto jogo o mando será do Taubaté.

Renan, técnico do EMS Taubaté Funvic, omentou que “será um jogo muito equilibrado como foram os dois primeiros jogos. São duas equipes muito fortes, mesmo sendo dois placares de 3 a zero os jogos foram muito disputados e essa partida não vai ser diferente”.

Ontem as duas equipes fizeram treinos aberto ao público. O Sesi – SP realizou o treino das 17h30 as 19h30 e o Taubaté das 19h30 às 21h30. Os jogadores estão muito focados nas partidas da final da Superliga.

“A expectativa é a melhor possível. Sabemos que vai ser uma partida muito difícil e a vitória é muito importante para nós. Agora é muito foco e se tudo der certo voltaremos no sábado com vantagem” declarou Lucarelli, ponteiro do Taubaté.

Curiosidades

- Esta é a 10ª participação do SESI-SP na Superliga. A equipe foi criada em 2009 e sempre esteve presente nos playoffs da competição;

- É a 5ª participação do SESI – SP na disputa da final da Superliga que conquistou o campeonato em 2010/2011

- Do título na temporada 2010/2011, permanece na equipe apenas o ex-ponteiro e atual líbero, Murilo Endres.

- Alan Souza (oposto), 25 anos, é o 2º maior pontuador desta Superliga com 404 pontos, uma média 4,39 pontos por set. O 1º colocado é Wallace, também oposto, do Sesc RJ, que tem 480 acertos e média de 4,66 pontos por set;

- Duelo de opostos: no ano em que Alan Souza, oposto do SESI – SP nasceu, em 1994, Leandro Vissoto, oposto do Taubaté, já estava em quadra atuando;

- Duelo de levantadores: William Arjona, levantador do SESI – SP e Rapha, levantador do Taubaté, ambos com 39 anos, são líderes das equipes;

* William: tetracampeão da Superliga com a camisa do Cruzeiro, além de ter conquistado o ouro olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

* Rapha: campeão da Superliga quando atuava pelo Ulbra, em 2003. Fora do Brasil, é tricampeão italiano, campeão turco e conquistou quatro mundiais de clubes.

- O confronto da final conta com 6 dos 12 campeões olímpicos, sendo dois de cada lado:

*Sesi - SP: William 9 Levantador), Éder (central) e Lipe (ponteiro), além de Murilo, duas vezes vice-campeão olímpico como ponteiro e agora atua como líbero.

*EMS Taubaté Funvic: Lucarelli (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro) e Lucão (central)

- Atletas do do Sesi-SP com passagem pelo Taubaté:

* Éder (2016/17)

* Lipe (2014/15 até 2016/17)

* Lucas Lóh ( 2016/17)

- Atletas do Taubaté com passagem pelo Sesi – SP:

* Douglas Souza (2014/15 até 2016/17)

* Lucão 92016/17 e 2017/18)

* Lucarelli (2013/14 e 2014/15)


bottom of page